15 de dezembro de 2007

China tenta produzir pontes de bambu

Sofrendo com grandes quantidades de poluição e degradação ambiental, começam a surgir na China grupos tentando encontrar melhores maneiras de utilização dos recursos naturais. Uma delas: uma ponte durável, produzida a partir de bambu.

Após um ano de pesquisas, tentativas e erros, a equipe liderada pela School of Civil Engineering of Human University conseguiu produzir uma estrutura de bambu que pode ser utilizada como uma ponte, criando a primeira ponte moderna de bambu do mundo. O diferencial desta ponte é que ela poderia suportar até 90 toneladas de pressão. Inaugurada dia 12 de Dezembro, em Leiyang, seu primeiro visitante foi um caminhão de 8,6 toneladas, provando que a estrutura realmente era capaz de suportar o peso de maquinários e veículos.

"O próximo desafio da equipe agora é aumentar a durabilidade da estrutura (hoje em 20 anos), pesquisando novas formas de estrutura."

A ponte foi produzida também a partir de fibras de carbono e plásticos, para garantir a segurança de quem atravessa, tendo sido também premiada pelo governo por ser quase 100% livre de poluição durante seu processo de construção.

A idéia de uma ponte de bambu pode parecer bem ultrapassada, mas esta experiência chinesa diferencia-se pelo fato de poder suportar uma carga de peso bem superior do que todas as outras pontes do gênero. Talvez as idéias de um futuro sustentável estejam mesmo é no passado.

+ informações http://eurekalert.org/

Nenhum comentário: